Sugestões



O livro dos DiasSinopse
Quase todos os dias há, no nosso calendário, datas para celebrar que têm significado nacional e internacional e que nos ajudam a ser melhores cidadãos. De forma poética, o autor escreve sobre o que representam esses dias e sobre o modo como eles nos podem tocar e mobilizar para causas e valores. Cada poema vale por si, mas o conjunto tem o valor de um olhar sobre as coisas que vale a pena lembrar, nas datas certas, e que podem tornar este mundo melhor.
http://www.wook.pt/ficha/o-livro-dos-dias/a/id/12316653


Sinopse
Foi trabalhando brincando, brincando trabalhando… que a Ana Alves aconteceram estas simples histórias. Saberes e sabores deram as mãos num crescendo aprendendo, aprendendo crescendo… partilhando a surpresa de cada momento e a grandeza da imaginação. Foram estes ingredientes, coroados pelos afectos, que deram luz a este "brincar em festa".
Afinal, não é preciso muito para sermos felizes!
http://www.wook.pt/ficha/a-festa-do-brincar/a/id/11822817
 





Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para alunos do 5º e 6º ano de escolaridade que ainda não adquiriram hábitos de leitura.

Este livro tenta responder a várias perguntas que têm dirigido ao autor: «Por acaso não terá uma peçazinha disponível, para nós representarmos, na nossa Escola?»
ou «Dava-nos uma peça para o nosso grupo de teatro itinerante, que não comporte muitos actores?» ou «Nunca pensou em pegar numa das suas histórias e transformá-la numa pequena peça de teatro?» ou «Precisamos de uma peça de montagem fácil. Tem alguma à mão?» Os espectáculos aqui propostos dispensamquase tudo, do aparato das luzes de cena aos sumptuosos figurinos. Só não dispensam o prazer irresistível de inventar o Teatro.
 http://www.wook.pt/ficha/teatro-as-tres-pancadas/a/id/3735379
 Do Livro " Teatro às três pancadas" de António Torrado,  faz parte a peça "Serafim e Malacueco na corte do Rei Escama", de que te deixamos aqui uma leitura por um grupo de alunos do 5º ano da escola EB23 de Argoncilhe, encontrada no Youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=-vtwZEpNffw)








José Vaz, um dos singulares escritores contemporâneos para a infância apresenta-nos, neste volume, a história de um livro comprido, roto, desengonçado e escrito à mão por um homem bom que vendia pregos, tijolos e tapetes… mas que deixava os fregueses pagar os artigos à velocidade do caracol.
Um dia, o livro foi parar a uma biblioteca e os livros que ali estavam estacionados exclamaram com desdém:

- Não é dos nossos! Não é dos nossos!
Este conto insere-se nas características gerais da obra do autor onde, como afirma o investigador Rui Marques Veloso, no sítio da Casa da Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian: "tirando partido das suas vivências e do olhar atento ao mundo que o rodeia, [José Vaz] introduz o mistério que nos prende, o maravilhoso que alimenta o nosso imaginário, o cómico que diverte, a sensibilidade que cativa, a metáfora que surpreende. Sabe comunicar com os jovens leitores, jogando com um discurso muito próximo da criança, sem cair no infantilismo ou na cedência a jogos formais estereotipados".
A narrativa é complementada com uma ilustração singularmente bonita e expressiva da autoria de Elsa Fernandes.

Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Uma história breve e sensível, para quem gosta de… Bem, é melhor não revelar tudo. Porque, nesta história contada por quem precisa de uma família, de uma casa, de um bom sofá para dormir, o melhor está no final. E aí se descobre quem conta a história.

http://www.wook.pt/ficha/moli/a/id/12363066









Pitanga a galinha dos dentes de cristal


O livro “Pitanga – A galinha dos dentes de cristal” é uma história infantil sobre a prevenção de doenças orais, que desperta a atenção das crianças e dos pais para alguns cuidados importantes a ter com os dentes.
Da autoria de Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo, com ilustrações de Andreia Tenreiro, prefácio do Professor Paulo Melo (secretário geral da Ordem dos Médicos Dentistas), e nota aos pais de Helena Figueiredo (médica dentista), já se encontra editado pela Atelier de Letras.
  

Sinopse
Numa típica aldeia da província de Trás-os-Montes, Pegarinhos, vive Pitanga uma linda franguinha, muito engraçada e destemida. A sua admiração pelos humanos cedo a levou a observa-los, aprendendo coisas muito interessantes: os humanos tomam banho, lavam as mãos antes das refeições, comem alimentos variados, …
Por ser sonhadora, desejou um dia ter dentes para comer tais alimentos, passando a lavar todos os dias o seu biquinho na esperança de que estes surgissem.
Será que conseguiu?


Opniões sobre o livro «PITANGA»:

Na minha opnião ler é fundamental. Este livro dá-nos conselhos de como ter um sorriso bonito e uns dentes saudáveis. A leitura para as crianças é uma aventura dentro de um livro cheio de magia e imaginação.Este livro é um passo para a nossa vida escolar e uma boca sem problemas como eu.